quarta-feira, novembro 12, 2025

Por Madu Porto*, g1 Triângulo — Uberlândia

 

Parque Estadual do Pau Furado reabre neste sábado com programação especial em Uberlândia — Foto: Associação Angá/Reprodução


Após mais de um mês fechado devido à escassez de água, o Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguarivoltou a receber visitantes neste sábado (8). A reabertura ocorreu após a normalização do abastecimento de água, comprometido pela baixa do lençol freático.


Com as chuvas recentes, o sistema voltou a funcionar e o parque retomou as atividades com uma programação especial.


Atrações culturais e contato com a natureza


O público que foi ao parque pela manhã aproveitou uma série de atividades culturais e recreativas, como feirinhas de produtores rurais, teatro de bolso, contação de histórias e jogos de tabuleiro. As trilhas e o mirante também foram liberados para caminhada, oferecendo aos visitantes a chance de explorar os cenários naturais do cerrado mineiro.

Durante a tarde o parque segue com o funcionamento normal, aberto até as 16h.

O que aproveitar


Criado em 2007, o Pau Furado é o primeiro Parque Estadual do Triângulo Mineiro e abriga cerca de 2,2 mil hectares de vegetação nativa. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o espaço é considerado essencial para a conservação da biodiversidade regional, com espécies ameaçadas como o lobo-guará, a onça-parda e a arara-canindé.

Para quem deseja visitar, não é necessário agendamento e a entrada é gratuita. O parque conta com trilhas de diferentes níveis e distâncias, como o Mirante (200 m), a Cachoeira Marimbondo (1,9 km), a Terra Branca (4 km), o Curral de Pedras (3,6 km) e a Prainha (8 km). Cada uma tem horário limite para entrada, variando entre 12h e 15h, conforme a trilha.

Os visitantes devem assinar o livro de presença na sede, respeitar o limite de velocidade de 20 km/h dentro da área do parque e levar de volta todo o lixo produzido, já que não há coletores nas trilhas.

Nenhum comentário: